Confra da firma

Chegou o dia mais esperado do ano, o dia em que ele pode ir de bermuda e chinelo e ela de vestido florido e o cabelo solto. Nesse dia é tanta beleza exposta que fica difícil acreditar que passaram o ano dividindo o mesmo espaço, às vezes com uma expressão amarga e isso não é culpa do café. 

No ano anterior, foi possível levar a família na confraternização, a coisa não foi das melhores. O filho de um beijou a filha de outro e ambos foram separados de setor. A esposa do supervisor foi reclamar do serviço do churrasco com o marido da chefe dos recursos humanos. Resultado: O churrasqueiro que era o chefe do Departamento pessoal se irritou com o comentário e abandonou o fogo, carne queimada junto com o filme do supervisor.

As crianças são um brinde a vida, enquanto a professora comemora seu recesso em um lugar bem longe da escola, a empresa reúne o que tem de melhor na educação infantil e jogo querosene em cima, eles brigam por tudo, choram na mesma intensidade, entram na piscina com areia micosenta do parquinho e comem, comem o tempo todo. Não há baixo-astral que resista. Um pai ou outro se importa em saber onde está sua prole, o resto só vai procurar na hora de ir embora. A bebida, cada um levava a sua, mas teve gente que levou muito a sério o fato de levar bebida, um cooler com um engradado de cerveja, fora os que levaram uísque ou cachaça. A tarde foi se alastrando e pelo notável clima de rinha de galo, o chefe abaixou o som, subiu no banco e pediu a atenção:

-Muito obrigado a presença de todos vocês, vamos sortear os brindes!

Alguém gritava um nome e entregava o presente, mas o funcionário demorava entender que era ele e os presentes foram sendo trocados, muito homem com creme esfoliante e muito mulher maquina de barbear. O sortudo foi o Ferreirinha, que foi chamado, se apresentou e não haviam mais presentes. Envergonhado, o chefe lhe deu seu relógio de pulso. Ferreirinha sentiu-se parte de um clã, agora fazia parte do grupo gestor da empresa, mesmo sendo assistente administrativo. Chorou e abraçou a esposa e os filhos do chefe na chuva. Ele estava um pouco embriagado.

-Vocês são minha família!

Para evitar confusão, a confra desse ano foi mais discreta, resumida a um almoço, durante a semana com os colaboradores, todos ganharam uma cesta natalina e a grande espera era por um sorteio de um final de semana em Caldas Novas. Durante o almoço, todo mundo comportado, ninguém percebeu que o pessoal da manutenção estava bebendo refrigerante lata e as risadas iam aumentando gradativamente. Aos poucos muitos foram se aproximando e se refrescando com o tal refrigerante, somente os que sentaram perto do chefe não saíram do lugar e mantiveram a sobriedade. Antes que a coisa, fugisse do controle, o diretor pediu a atenção:

-Esse foi um ano maravilhoso para nossa empresa, para animar nossa confraternização, vamos sortear um final de semana inesquecível. O merecedor ou merecedora saberá olhando o fundo do seu prato.

O prato sorteado fui um lá pelo meio da mesa, mas com a troca de cadeiras em busca da bebida refrescante, ninguém mais estava no lugar que havia sentado primeiro. 

O felizardo levantou:

-Primeira vez que ganho alguma coisa nessa porcaria de trabalho!

– Era o meu lugar! – Tomando o prato da mão – Eu que vou nessa viagem, preciso de férias do bafo do inspetor!

Um terceiro, mais refrescado que os outros, tomou o prato.

-Eu que mereço ir, tenho mais tempo que vocês dois, inclusive já aturo o aeroporto de mosquito ha 10 anos.

O contemplado com o apelido era o diretor-geral, que, por sinal, estava na mesa com uma feição sombria sobre o rumo daquele evento. Algo precisava acontecer.

-Deixa que eu resolvo, a gente é família!

Ferreirinha disparou em direção à louça que estava causando discórdia e lançou janela afora do restaurante. Ouviu- se um murmurinho, mas nada que soasse como acidente. Todos voltavam aos lugares, sentavam e começavam a comer em silêncio. O chefe, pensando nos próximos atos em silêncio, o único certo é que no ano seguinte não haveria nenhuma confra da firma, no máximo um panetone desejando boas festas.


Deixe um comentário